Mais cortes e fechamento de serviços ! SMADS Manda fechar Centro de Acolhida para a População em Situação de Rua

Para quem achava que os cortes e fechamentos de serviços ficariam apenas nos CCAs e nos serviços anteriormente fechados ficou claro nessa quinta-feira (22/08) que estavam totalmente enganados .

A moribunda Secretaria de Assistência continua de forma silenciosa ( e sempre negando que exista cortes orçamentários ) em sua politica macabra de transferir recursos do atendimento a população mais vulnerável socialmente, para as obras do Prefeito Bruno COVAS nas vias e calçadas da cidade, que é claro não pode ter pobres, a ideia é esconder a População em situação de rua da cidade, especialmente da região que a PMSP denominou de " Triangulo SP" região onde a ordem é não permitir que a população em situação de rua se fixe, pois a região possui pontos turísticos 


Após um confuso inicio o  Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2019, com a orientação direta do então Secretário Marcelo Del Bosco que coordenou pessoalmente a implementação das ações ( o próprio Secretário chegou a ser filmado ao vivo fazendo acolhimentos na região da Praça da Sé pelo programa do Datena). Quando tudo parecia que por fim iria melhorar na atenção a essa população já tão sofrida SMADS anuncia fechamento do complexo Zacki Narchi, onde existe 3 centros de acolhida, sendo que dois estão sendo encerrados e 1 será transferido de espaço ( mas ninguém sabe dizer para onde) leia o relato de um trabalhador na Página do FAS ( como horas depois ele apagou o conteúdo achamos por bem não identifica-lo) :

Hoje ficamos sabendo no Zaki os serviços: C. A. Zaki Narchi 2 e 3, receberam o ofício da Supervisão da Vila Maria e da SMADS que os convênios encerraria dia 21/09/2019 devido o plano de cortes de verbas.

Hoje os trabalhadores desses serviços mais de 90 funcionários receberam as cartas de demissão.

Segundo informaram que sobram vagas em Centros de Acolhidas na cidade e que não há necessidade de continuar com os serviços de referência, assim os serviços serão fechados. Porém, não tem um plano para acolhimento das pessoas que alí estão.

Estão passando para o Centro Pop Zaki Narchi a responsabilidade de transferir os mais de 400 conviventes dos dois Centros de Acolhidas. Mas, o Centro Pop não conseguem 
nem vagas em outros serviços.

Todos os serviços estão lotados de pessoas, e nas ruas cada vez mais pessoas em situação de rua.

Hoje estava em reunião no Conselho e estão falando que o  Centro de Acolhida Zaki Narchi 1, atende mais de 500 pessoas,  e o Centro Pop Vila Maria e o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ) em breve. O Centro Pop atende mais de 1500 pessoas mês, que não terão para onde ir a não ser para debaixo dos viadutos da região da Avenida Cruzeiro do Sul e da rodoviária do Tietê.

A assistência social na cidade está em desmonte e a população em vulnerabilidade social jogadas no limbo das ruas."


A secretária Berenice Gianella sempre nega que haja corte orçamentário como publicamos em nossa postagem anterior nesse site, mas então é tudo invenção do FAS? 

Vejamos a notificação que o trabalhador mencionou acima e teremos as conclusões :



Nos lemos "... contingenciamento  de recursos do orçamento de Smads..."? Ah! será que vão usar a famosa 
frase : " Contingenciamento não é corte" ? 

Sejá como for tão logo encerre oficialmente a Operação Baixas Temperaturas ( dia 20/09) encerra-se as vagas dos Centros de Acolhimento temporário e também dos regulares como podemos ver acima em 1 das notificações. Recentemente foi fechado também um Centro de Acolhida ( ATENDE) na região conhecida como "Cracolândia". Tem mais ? Sim! 



Esse é corte de 30 vagas vagas em um Centro de Convivência Intergeracional que é TIPIFICADO PELA RESOLUÇÃO COMAS Nº 1056/2015   , e ao contrário das demais modalidades de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ( CCA, CJ ,NCI entre outro) existe a definição de capacidade mínima que é 120 usuários, portanto para diminuir para 90 e fazer qualquer alteração seria necessário submeter a alteração ao Conselho Municipal de Assistência Social -COMAS-SP . Será que foi feito? Amparado em qual norma será criado a planilha referencial para 90? 

Talvez você esteja se perguntando se foram apenas esses serviços afetados, infelizmente não, foram varias notificações  de todo o tipo de modalidade é continuará ao longo das próximas semanas . 

Esse é mais um motivo para que você se solidarize com qualquer serviço fechado ! Mesmo que não seja o seu ( seja como usuário do serviço, trabalhador ou Entidade social) . Todos os eventos que visam se opor ao encerramento da rede de Assistência Social deve ter nossa presença ! 




Reafirmamos a necessidade da mobilização para a Audiência  Pública do CCAs- leia mais detalhes clicando no link- e também nas demais atividades que incluirão a temática de todas as modalidades .

Somente a nossa mobilização e engajamento poderá reverter os fechamentos de serviço.





As reuniões plenárias ordinárias  do FAS acontecem na Câmara Municipal de São Paulo no 1º Andar ..

Acesse o Site do FAS : www.fas-sp.org




Segue o link para participar do grupo de whatsapp do FAS-SP esse grupo destina-se apenas para aqueles que desejam receber notícias da Executiva do FAS somente os ADM podem publicar nele. Evitando assim a quantidade gigantesca de mensagens . Basta clicar e participar!
Não é necessário entrar nos 3 grupos! Basta um as informações são iguais em todos. 
Mais cortes e fechamento de serviços ! SMADS Manda fechar Centro de Acolhida para a População em Situação de Rua Mais cortes e fechamento de serviços ! SMADS Manda fechar Centro de Acolhida para a População em Situação de Rua Reviewed by FAS-SP on 04:32 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Total de visualizações de página