ORIENTADOR SOCIOEDUCATIVO É PRESO PELA GUARDA CIVIL METROPOLITANA NA PRAÇA DA SÉ

MARCELO ARAUJO SILVA, ORIENTADOR SOCIOEDUCATIVO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL -SEAS CRIANÇA E ADOLESCENTE DA REGIÃO DA SÉ, FOI PRESO E ALGEMADO DURANTE UMA OPERAÇÃO DA GCM NA PRAÇA DA SÉ.

O LEITOR SEM DÚVIDA SE QUESTIONARÁ : ESSE ORIENTADOR ESTARIA APROTANDO ALGO? ROUBANDO? MATANDO ? TRAFICANDO? NÃO! APENAS TRABALHANDO!
  LEIA E TIRE SUA PRÓPRIA CONCLUSÃO:


MAIS UMA VEZ ( CLIQUE AQUI PARA LER ESSE CASO JÁ DIVULGADO PELO FAS) OS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SÃO VÍTIMAS DE TRUCULÊNCIA DESNECESSÁRIA, POR PARTE DE EQUIPES DA SEGURANÇA PUBLICA , DURANTE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. 
ASSIM COMO NO PASSADO,  FAS-SP, NÃO PODERIA DEIXAR DE DAR VISIBILIDADE A UMA SITUAÇÃO ABSURDA ACONTECIDA NA DATA DE 25/07/2019 . INFELIZMENTE ESSES "INCIDENTES" SÃO COMUNS E FREQUENTES.

OS ORIENTADORES SOCIAIS A  SERVIÇO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO  SOCIAL -SMADS , SEGUINDO A ROTINA DE TRABALHO ESTAVAM CHEGANDO A PRAÇA DA SÉ PARA AS ABORDAGENS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA, COMO É DE CONHECIMENTO DE TODOS, OS JOVENS SE CONCENTRAM EM GRANDE NÚMERO NA PRAÇA DA SÉ, CHEGANDO AO LOCAL AVISTARAM UMA OPERAÇÃO DA GCM ABORDANDO OS JOVENS E AFIM DE AVISAR OS DEMAIS TRABALHADORES DA AÇÃO QUE OCORRIA NA PRAÇA ( PORTANTO INFORMAR QUE OS MESMOS SÓ PODERIAM INICIAR AS ABORDAGENS APÓS A SAÍDA DA GCM DO LOCAL)  ATRAVÉS DE UM APLICATIVO DE MENSAGENS  FORAM REGISTRADAS ALGUMAS FOTOS E ENVIADAS PELO REFERIDO APLICATIVO. ALÉM DISSO SEGUNDO MARCELO OS JOVENS RELATAM SUPOSTOS ABUSOS DE AUTORIDADE POR PARTE DOS GCM QUANDO REALIZA AS OPERAÇÕES E O REGISTRO CONSEGUIRIA PROVAR INCLUSIVE A ESTRITA LEGALIDADE DA AÇÃO DA GCM...

NESTE MOMENTO UM DOS AGENTES DA GCM NOTANDO QUE O ORIENTADOR TIROU FOTOS VEIO QUESTIONAR A RAZÃO , A PARTIR DAI HOUVE UM DISCUSSÃO E  O AGENTE DA GCM RESOLVEU CONDUZIR O ORIENTADOR POR DESACATO .

 O DESACATO SERIA ( SEGUNDO A VERSÃO DOS PRÓPRIOS GCM QUE FOI REGISTRADO NO BOLETIM DE OCORRÊNCIA) EM RAZÃO DO ORIENTADOR MARCELO TER SE REFERIDO EM UM MOMENTO COM OS AGENTES DE " MANO" E TAMBÉM DE TER DITO  QUANDO QUESTIONADO SOBRE O QUE SIGNIFICARIA A GCM PARA ELE ( O MARCELO) TERIA DITO " NADA". PARA GCM ISSO BASTARIA PARA ALGEMAR O TRABALHADOR E ENFIA-LO EM UM CAMBURÃO E CONDUZIR AO 6 DP QUE APÓS SER OUVIDO PELA DELEGADA, OBVIAMENTE, FOI LIBERADO IMEDIATAMENTE, DEPOIS DA LAVRATURA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA.
  





PARA AQUELES QUE AINDA POSSAM DUVIDAR DA HISTORIA VAMOS DEIXAR AQUI UMA PARTE DO B.O COMO PROVA DE QUE ESSAS FORAM AS "ACUSAÇÕES" QUE JUSTIFICARAM UM TRABALHADOR SER ALGEMADO E MANDADO PARA A DELEGACIA DE POLÍCIA ... SIM EXPLICAR A RAZÃO DE EM UMA VIA PUBLICA REGISTRAR FOTOS DE UMA AÇÃO ( ´PUBLICA) DA GCM !



MAS QUAL A RAZÃO TERIA GCM PARA SE IRRITAR EM HAVER REGISTROS DE UMA AÇÃO REALIZADA EM PLENA PRAÇA DA SÉ SENDO ESSA CREMOS UMA AÇÃO DENTRO DA ESTRITA LEGALIDADE? 

OS ORIENTADORES AGUARDAVAM LONGE DO LOCAL ESPERANDO A CGM REALIZAR O SEU TRABALHO PARA QUE ENTÃO PUDESSEM FAZER O DELES... QUAL A RAZÃO ? SERIA PROIBIDO FILMAR E FOTOGRAFAR? CASO ACHASSEM QUE ISSO NÃO É UMA CONDUTA ADEQUADA NÃO SERIA MAIS SENSATO EXPOR ESSE PONTO DE VISTA ATRAVÉS DOS CANAIS OFICIAIS PARA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL?






FOTO TIRADA PELO ORIENTADOR MOSTRA UMA ADOLESCENTE DE 15 ANOS GRÁVIDA EM POSIÇÃO DE RENDIÇÃO DURANTE A ABORDAGEM DA GCM. A ADOLESCENTE É ACOMPANHADA PELA EQUIPE DO SEAS SÉ CRIANÇA E ADOLESCENTE .
 * As imagens foram  distorcidas para preservar a identidade  dos menores de idade.

INFELIZMENTE NÃO SABEREMOS A RESPOSTA, MAS É FATO QUE ESSES AGENTES DA CGM SE EXCEDERAM E SEM RAZÃO. COM TODO O RESPEITO QUE TEMOS PELA GUARDA E PELO TRABALHO REALIZADO PELA INSTITUIÇÃO NÃO É POSSÍVEL QUE AGENTES ARMADOS SEJAM EMOCIONALMENTE TÃO INSTÁVEIS E INSEGUROS QUE NÃO TOLEREM SER FOTOGRAFADOS ( O QUE É UM DIREITO A MENOS QUE ELES FAÇAM A OPERAÇÃO DENTRO DA CASA DELES...) CHAMAR DE "MANO" É DESACATO? 

O GABINETE SMADS COMO DE COSTUME NÃO INTERVIU... A SUPERVISÃO DA SÉ QUE EM ALGUM MOMENTO FEZ A INTERLOCUÇÃO COM A CGM, MAS AINDA ASSIM O ORIENTADOR FOI ALGEMADO E PRESO PARA A CONDUÇÃO ATÉ O DISTRITO POLICIAL.

É IMPORTANTE SALIENTAR QUE OS ORIENTADORES SE HIPOTETICAMENTE PRESENCIAR UMA AÇÃO ILEGAL POR PARTE DE QUALQUER AGENTE PÚBLICO OU NÃO EM RELAÇÃO AOS MENORES DE IDADE , TEM O DEVER LEGAL DE COMUNICAR AS AUTORIDADES ! O TRABALHO DELES É GARANTIR DIREITOS ! MAS APARENTEMENTE ISSO ESTÁ DANDO CADEIA ! A PREFEITURA MANDA ABORDAR OS ADOLESCENTES E A PREFEITURA MESMA PRENDE... VAI ENTENDER.



FICA NOSSO REPÚDIO A SITUAÇÃO RELATADA E O FAS ENCAMINHARÁ DENUNCIA FORMAL AO JURÍDICO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES ( SITRAEMFA) PARA AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS SE HOUVER. TENTAMOS CONTATO COM MARCELO, MAS O MESMO PREFERIU NÃO EMITIR NENHUMA DECLARAÇÃO SOBRE O OCORRIDO POR TEMER ALGUM DESDOBRAMENTO NEGATIVO. 

  

ORIENTADOR SOCIOEDUCATIVO É PRESO PELA GUARDA CIVIL METROPOLITANA NA PRAÇA DA SÉ ORIENTADOR SOCIOEDUCATIVO É PRESO PELA GUARDA CIVIL METROPOLITANA NA PRAÇA DA SÉ Reviewed by FAS-SP on 01:08 Rating: 5

Um comentário

  1. Já trabalhei com as pessoas em situação de rua,esses abusos por parte da GCM não é de hoje. SMADS é conveniente, não dá suporte para os agentes sociais.
    A GCM no atual gestão, está mais truculenta, está tomando a mesma postura da PM.
    Lembro do Caso do meu amigo Marquinhos agente dos correios,foi vítima da violência da GCM este ano,por simplesmente achar que ele era suspeito,por ser negro a andar nas imediações da Cracolândia, quando estava indo para seu trabalho. Foi brutalmente espancado.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentario

Total de visualizações de página