CRACOLÂNDIA : ATENDIMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL APRESENTA MELHORA SUBSTANCIAL - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL -FAS Espaço de debate, proposituras e controle social da Política Pública de Assistência Social da Cidade de São Paulo

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CRACOLÂNDIA : ATENDIMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL APRESENTA MELHORA SUBSTANCIAL

QUASE NÃO É POSSÍVEL RECONHECER O ESPAÇO DO "ATENDE II " LOCALIZADO NA RUA HELVÉTIA , ONDE SE CONCENTRA O "FLUXO" DE USUÁRIOS NA REGIÃO CONHECIDA COMO CRACOLÂNDIA .

HOJE DIA 04/12/17 A EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO FAS-SP FOI ACOMPANHAR UMA REUNIÃO COM OS ATENDIDOS DO SERVIÇO QUE TINHA COMO OBJETIVO DISCUTIR A ROTINA DO MESMO, FAZER E ACOLHER SUGESTÕES NO FUNCIONAMENTO DO DIA-A-DIA DA UNIDADE. NOTA-SE UM CLIMA MUITO MAIS LEVE QUE O HABITUALMENTE TENSO E FRENÉTICO RITMO DO LOCAL.
OS USUÁRIOS DO SERVIÇO SENTADOS DEBATENDO AS QUESTÕES DO COTIDIANO ERA UMA CENA POUCO PROVÁVEL, AINDA MAIS COM AS CONSTANTES OPERAÇÕES DE ZELADORIA QUE OCORREM NA REGIÃO QUE NORMALMENTE ELEVA A "TEMPERATURA" POR LÁ.


Assembleia com os usuários do ATENDE II

SEGUNDO JOÃO CARLOS FERREIRA DA SILVA, PRESIDENTE DO INSTITUTO FOMENTANDO REDES E EMPREENDEDORISMO SOCIAL - INFOREDES, QUE ASSUMIU A GESTÃO DO SERVIÇO EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE SÃO PAULO HÁ EXATOS 20 DIAS, OS BONS RESULTADOS EM TÃO POUCO TEMPO SE DEVEM A APLICAÇÃO EFETIVA DAS METODOLOGIAS CONSAGRADAS PELA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ESCUTA E ATENÇÃO AS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS E UM TRABALHO FORTE COM A REDE SOCIOASSISTÊNCIAL.
APESAR DE UM PERÍODO GRANDE DE ATUAÇÃO COM RESULTADOS DUVIDOSOS NA REGIÃO A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL -SMADS - FINALMENTE APOSTA EM METODOLOGIAS DE TRABALHO  TESTADAS E COMPROVADAMENTE EFICAZES PARA A ATUAÇÃO COM O PÚBLICO ATENDIDO PELO SERVIÇO NA REGIÃO.

Equipe do Atende II em reunião avaliando metodologias empregadas no serviço.

A REGIÃO É AINDA MARCADA POR MUITAS ATUAÇÕES DE CUNHO ASSISTENCIALISTA. EXISTE  UMA QUANTIDADE ENORME DE DISTRIBUIÇÃO DE "SOPÕES" COMO FORMA DE MOSTRAR "SOLIDARIEDADE" AS PESSOAS QUE ESTÃO  EM CENA DE USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS.
APESAR DISSO É INEGÁVEL A MELHORA NA ATUAÇÃO ESTATAL (QUE É BOM LEMBRAR QUE É SEMPRE FEITA ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM AS ENTIDADES SOCIAIS QUE ESTÃO SENDO MUITO POUCO VALORIZADAS PELO PODER PÚBLICO)  NA REGIÃO E ESPERAMOS QUE O PROGRESSO CONTINUE.
O FAS-SP RETORNARÁ FUTURAMENTE PARA CONFERIR SE HOUVE AVANÇOS FUTURAMENTE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario