PLENÁRIA DO FAS COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO FILIPE SABARÁ " NÃO HAVERÁ FECHAMENTO DE SERVIÇOS" AFIRMOU | DEVOLUTIVA - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL -FAS Espaço de debate, proposituras e controle social da Política Pública de Assistência Social da Cidade de São Paulo

terça-feira, 15 de agosto de 2017

PLENÁRIA DO FAS COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO FILIPE SABARÁ " NÃO HAVERÁ FECHAMENTO DE SERVIÇOS" AFIRMOU | DEVOLUTIVA

HOJE DIA 15 DE AGOSTO DE 2.017 OCORREU A PLENÁRIA MENSAL DO FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FAS-SP NA CÂMARA MUNICIPAL NO 1º ANDAR E TRANSMITIDO SIMULTANEAMENTE NO AUDITÓRIO EXTERNO "FREITAS NOBRE".
INICIALMENTE FOI FEITA UMA AVALIAÇÃO DA CONJUNTURA , CONSIDERANDO OS ACONTECIMENTOS DESDE A PLENÁRIA DO MÊS DE JUNHO , ONDE O COORDENADOR DO FAS FRANCIS LISBOA, LEMBROU QUE POR DETERMINAÇÃO DA REUNIÃO COM OS DIRIGENTES DAS ENTIDADES ( OCASIÃO ONDE ESTIVERAM PRESENTES MAIS DE 106 ENTIDADES E CERCA DE 154 PESSOAS ) FOI DELIBERADA UMA LINHA DE ATUAÇÃO PARA A EXECUTIVA SEGUIR FACE AO ANUNCIO, NAQUELA OCASIÃO, SOBRE A VERBA PARA ALIMENTAÇÃO , RENOVAÇÃO POR 30 DIAS DOS CONVÊNIOS E PORTARIA DA PREFEITURA SOBRE OS ALUGUEIS FORAM AS SEGUINTES DIRETRIZES:

* QUE TODAS AS TRATATIVAS NEGOCIADAS DEVIAM SER ESGOTADAS.
* INDICATIVO DE ATO NO DIA 23 DE AGOSTO
* ESCALONAR AS REIVINDICAÇÕES A INSTANCIAS DA PREFEITURA ( ALÉM DE SMADS) E PARA O GOVERNO ESTADUAL.
* NEGOCIAÇÃO SALARIAL E REAJUSTE DOS CONVÊNIOS

FOI DADO A DEVOLUTIVA DAS AÇÕES QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELA EXECUTIVA NOS TERMOS DA DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA COM OS DIRIGENTES QUE FOI FIELMENTE SEGUIDO PELA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO FAS .
APÓS AVALIAÇÃO QUE O CAMINHO SEGUIDO FOI DE FATO ACERTADO TEVE INICIO A FALA DO SECRETÁRIO FILIPE SABARÁ QUE ENTRE OUTRAS COISAS FIRMOU COMPROMISSO ( ASSISTA O VÍDEO AQUI ) COM AS SEGUINTES QUESTÕES :

* REGULARIZAÇÃO DOS REPASSES ATRASADOS O QUE DEVE OCORRER NOS PRÓXIMOS DIAS E SEGUNDO O SECRETÁRIO NÃO SE REPETIR EM SETEMBRO.

* ACABAR COM OS ADITAMENTOS MENSAIS E TORNA-LOS COMO SEMPRE FORAM POR PERÍODOS DE LONGO PRAZO | SEGUNDO A FALA NA PLENÁRIA JÁ EM SETEMBRO.

* GARANTIA DE QUE NÃO HAVERÁ FECHAMENTO DE SERVIÇOS ( CCA,CJ,CEDESP E OUTROS) SEGUNDO O SECRETÁRIO ESSAS "FALAS" TRATARAM-SE DE MEROS "BOATOS" E QUE NUNCA FOI A INTENÇÃO DE SMADS FECHAR SERVIÇOS .

* PORTARIA 41 ESTÁ SENDO TRATADA EM UM G.T COM A SOCIEDADE CIVIL PARA AVALIAR AS POSSIBILIDADES ( O FAS PARTICIPA MAS TAMBÉM OUTROS GRUPOS...) DE ALTERAÇÃO NA NORMA . O SECRETÁRIO LAMENTOU OS FATOS OCORRIDOS NO COMAS ONDE HOUVE AGRESSÃO AO CHEFE DE GABINETE DE SMADS E AFIRMOU QUE O DIALOGO É SEMPRE MAIS PRODUTIVO.

* NEGOCIAÇÃO DO REAJUSTE SEGUNDO FILIPE SABARÁ  SEGUE CONVERSA COM OS SINDICATOS .


SECRETÁRIO AGRADECEU AS CONTRIBUIÇÕES TÉCNICAS FEITAS PELA EXECUTIVA DO FAS E OUTROS MEMBROS QUE AJUDARAM A REPENSAR DIVERSAS MEDIDAS E  QUE GOSTARIA QUE ESSE DIALOGO FOSSE PERMANENTE. SEGUNDO O SECRETÁRIO MANTER CONVERSAS SAUDÁVEIS MESMO COM DIVERGÊNCIAS É FUNDAMENTAL PARA AVANÇAR NA  CONSTRUÇÃO E APRIMORAMENTO DO SUAS .

SECRETÁRIO RESPONDEU ALGUNS QUESTIONAMENTOS DA PLENÁRIA E DA EXECUTIVA EM SEGUIDA FOI A OUTRO COMPROMISSO ( INICIALMENTE FOI COMBINADO 30 MINUTOS EM RAZÃO DA AGENDA MAS ACABOU SE ESTENDENDO POR UMA HORA) APÓS SUA SAÍDA A PLENÁRIA AVALIOU A FALA E O COMPROMISSO ASSUMIDO PELO SECRETÁRIO E TIROU 2 ENCAMINHAMENTOS :

* CHAMAR UMA PLENÁRIA EXCLUSIVA DA PROTEÇÃO BÁSICA E OUTRA DA ESPECIAL EM DIAS DISTINTOS PARA TRATAR DA ARTICULAÇÃO DESSES SERVIÇOS DE FORMA PERMANENTE  E ELABORAR PROPOSTAS PRÁTICAS A SEREM ENCAMINHADAS A SMADS PARA AVALIAÇÃO E DISCUSSÃO . QUANDO HOUVER DATA E LOCAL SERÁ DISPONIBILIZADO A INFORMAÇÃO

* ADIAMENTO DO ATO DO DIA 23/08 PARA AGUARDAR A CONCRETIZAÇÃO OU NÃO DOS COMPROMISSOS  ASSUMIDOS PELO SECRETÁRIO . CASO NÃO SEJA A PLENÁRIA DO DIA 11 DE SETEMBRO (!) MARCARÁ UMA NOVA DATA E TAMBÉM DELIBERARÁ SOBRE PARALELIZAÇÃO DE SERVIÇOS SE FOR NECESSÁRIO.

VALE LEMBRAR QUE INICIALMENTE NOSSA PLENÁRIA ESTAVA MARCADA PARA DIA 14 E A IDEIA ERA QUE O SECRETÁRIO PERMANECESSE POR MAIS TEMPO , NO ENTANTO UM OUTRO COLETIVO PARA TENTAR NOS DESMOBILIZAR MARCOU UM ATO NO MESMO DIA E LOCAL , ACHAMOS MELHOR POR PRUDENCIA ( O QUE SE MOSTROU ACERTADO POIS HOUVE ATOS DE AGRESSÕES NESSA ATIVIDADE AINDA QUE ISOLADOS), TRANSFERIR A DATA PARA O DIA 15.8 E ISSO COM MENOS DE 1 SEMANA . SECRETÁRIO SE COMPROMETEU A VOLTAR A PLENÁRIA EM OUTRA OCASIÃO.

HOUVE AVALIAÇÃO QUE GRUPOS RADICALIZADOS TEM USADO A CREDIBILIDADE E O NOME DO FAS ( MUITAS VEZES AS PESSOAS NÃO SE DÃO CONTA QUE NÃO É O FAS VERDADEIRO E PARTICIPAM) E QUE TAIS AÇÕES MUITAS VEZES USANDO DA VIOLÊNCIA E TRUCULÊNCIA AO DEFENDER SEUS PONTOS DE VISTA TEM CAUSADO UMA SENSAÇÃO DE QUE A PROBLEMÁTICA NA ASSISTÊNCIA É FRUTO DE UMA DISPUTA PARTIDÁRIA ( LEIA POR EXEMPLO ESSA MATÉRIA QUE TEVE GRANDE REPERCUSSÃO AQUI)  O QUE SEM DUVIDA REDUZ MUITO A AMPLITUDE DE NOSSA LUTA QUE É POR POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO (SEJA ELE QUAL FOR DE PLANTÃO ) MENOS AINDA PARTIDÁRIA . NO FAS TEMOS TODAS AS CORRENTES DE PENSAMENTO QUE SEMPRE (ISSO É UMA MARCA DO FAS) COM PLURALIDADE LUTA PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL E NÃO POR CAUSAS DE GRUPOS OU IDEOLOGIAS PARTIDÁRIAS .
NESSE SENTIDO REFORÇAMOS QUE TODOS DEVEM CONFIAR APENAS NAS INFORMAÇÕES QUE SÃO VEICULADAS EM NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE ESTÃO DISPONÍVEIS  A ANOS E PERMANECEM O MESMO ( BLOG,PAGINA NO FACEBOOK, E-MAIL E ETC) E NA DÚVIDA SEMPRE CONSULTAR E VERIFICAR A INFORMAÇÃO PARA TER CERTEZA QUE É DO NOSSO COLETIVO.
POR FIM HOUVE UM GRANDE ALÍVIO POR PARTE DOS PRESENTES QUE APÓS TODAS AS PONDERAÇÕES ENTENDERAM COMO POSITIVAS ATÉ O MOMENTO AS AÇÕES DO FÓRUM NO SENTIDO DE BUSCAR SAÍDAS DIALOGADAS PARA OS PROBLEMAS COMO SEMPRE FOI FEITO.

SEGUIMOS VERDADEIRAMENTE CONSTRUINDO E BUSCANDO SAÍDAS QUE NOS PERMITAM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS ORÇAMENTÁRIOS SEM FECHAR SERVIÇOS QUE SÃO PRESTADOS AOS NOSSOS USUÁRIOS E POR ISSO VAMOS PERMANECER NOS G.Ts JUNTO A SMADS E HAVENDO NOVIDADES VAMOS INFORMANDO A TODOS.
ALERTAMOS QUE AINDA ESSE MÊS PODERÁ HAVER PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA PARA QUE TODOS POSSAM AVALIAR E APROVAR AS PROPOSTAS DO FAS ( QUE PRECISAM SER APROVADAS EM PLENÁRIA PARA REFLETIR O PENSAMENTO DA MAIORIA) FIQUE ATENTO!




FRANCIS LARRY DE SANTANA LISBOA 
COORDENADOR FAS-SP
PELA EXECUTIVA DO FAS







Outras fotos:



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario