URGENTE! COMAS/SP ATRAPALHA A LUTA DA SOCIEDADE CIVIL | NOSSO DINHEIRO INDO PARA O RALO - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL -FAS Espaço de debate, proposituras e controle social da Política Pública de Assistência Social da Cidade de São Paulo

sábado, 22 de julho de 2017

URGENTE! COMAS/SP ATRAPALHA A LUTA DA SOCIEDADE CIVIL | NOSSO DINHEIRO INDO PARA O RALO

Comas ao se omitir atrapalha a vida de todos nós a publicação é longa mas por favor leia e entenda porque logo mais vamos precisar da sua ajuda!

Sem retomar o conselho não vamos poder defender a assistência social.



Não é novidade a ninguém que milita na assistência social de São Paulo que nosso Conselho Municipal de assistência Social não presta para nada , mas agora , a coisa ficou pior , além de não ajudar em nada está atrapalhando. 
Para que nosso leitor entenda vamos contar algumas trapalhadas do COMAS : 

Até as pedras sabem que a sociedade civil do COMAS a maioria deles (existe claro conselheiros sérios e comprometidos mas infelizmente em minoria) é funcionário de 3 grandes ongs da cidade.
A alguns anos eles que nunca concorreram resolveram tomar o COMAS quando quase perderam a inscrição no conselho devido a várias denuncias que chegavam ao órgão. 
Quando assumiram o mandato claro que a primeira coisa a fazer foi sentar em cima dos processos contra suas entidades e abafar tudo... é eis a resposta para você que sempre pergunta como é possível que essas ongs mesmo com tantos malfeitos acumulados continuam tendo convênios e ganhando outros mais (inclusive no governo Dória) a resposta é obvia eles detém a máquina do COMAS e as usa apenas para manter seus interesses e privilégios. Enquanto nós nos lascamos !

Pois bem, eles a fim de tornar o secretário Filipe Sabará, acabaram com a conferência municipal de assistência social da cidade .No raciocínio dessa gente doente bastava jogar a culpa no secretário e pronto!  quem não acreditaria? (ainda mais com as medidas que o atual secretário vem tomando por conta própria) sendo assim colocaram nos termos de referencias um valor absurdo e exigências que em nenhuma gestão de SMADS foi feita , pois teriam a desculpa de dizer "que não foram atendidos" .

Oras , a cidade passando por uma falta de recursos , serviços fechando ou na eminencia de fechar , e o povo gastando rios de dinheiro . Só para ter uma ideia a conferência municipal é 2 vezes mais cara que a estadual ( e quem já foi na estadual sabe que eles usam apenas hotéis 5 estrelas para os eventos)
Todos sabem que a conferência é fundamental para articular a sociedade e avaliar a política e propor avanços ... mas a conferência feita pelo COMAS esse ano é um fiasco só serve para fazer palco para figuras fazer proselitismo partidário. As pessoas não estão aderindo a conferência . Aí mais um absurdo.




A presidente do COMAS Fernanda de forma unilateral deu ordem para que se mantivesse o mesmo numero para alimentação nas conferências regionais mesmo sabendo que as inscrições estão abaixo do numero esperado ! Resultado a alimentação (que vai pronta aos locais dos eventos ) se perderam. 
Pense você o Conselho Municipal de Assistência Social que devia zelar pela política e fiscalizar a execução dos recursos da assistência social jogou no lixo 130 cafés da manha e 130 almoços é um absurdo!
Infelizmente esse Conselho de forma tirânica não permitiu que o FAS verdadeiro participasse da comissão que organiza a conferência ... só permitiu o " fas tabajara" é aquele que não queria dar os 6% do dissídio para os trabalhadores. E vejam só toda a lambança que fizeram! Uma conferência perdida. 

Quer mais uma ? Os conselheiros sabe-se pq vão sempre a Brasilia no CNAS  antigamente os conselheiros iam mas com alguma missão específica e anos atras no blog do FAS noticiamos as bandeiras inclusive quando fizemos a conferência livre estadual mas e hoje em dia   alguém sabe alguma coisa que eles fizeram lá? Mais uma vez nosso dinheiro indo para o ralo a toa . Agora chegou a nosso conhecimento que um conselheiro usou os recursos que os conselheiros recebem para fazer as viagens e gastou e nãpo prestou contas !! E ficou por isso mesmo! Se isso for verdade precisa ser denunciado ao MP urgente!

Lembra do " Criança Feliz" ? pois bem como existe SASF na cidade o recurso desse programa seria usado para esse serviço que já faz todo o trabalho proposto nesse programa (sendo necessário apenas alguns ajustes nos serviços que aderissem a tarefa) . Alguém me responde como receber dinheiro federal para um serviço tipificado acaba como SUAS? Pois é eles barraram e hoje em dia estamos aí sem poder manter e expandir a rede de um serviço tão importante na cidade tudo isso apenas para " derrotar o governo" . Mas será que é o governo que perde? Ou nessa luta partidária insana quem perde é os usuários e os trabalhadores? 

Soubemos que de forma irregular a comissão de políticas públicas do COMAS mandou publicar na calada da noite uma minuta de alteração do regimento interno do COMAS ... a ideia desse grupo é alterar dispositivos da eleição para se perpetuar no conselho e impedir que outras forças sejam eleitas. 
A minuta só poderia ser publicada para consulta apos passar pelo pleno ... mas não foi feito. Por que a pressa toda?

Agora vocês perguntam : O que o COMAS está fazendo diante da situação que estamos vivendo na assistência social? Pois é se alguém souber nos avise! Eles vivem em um outro mundo no mundo da lua. Nos aqui trabalhadores, usuários entidades do mundo real estamos lutando para a pasta não perder recursos e todos os serviços serem mantidos atendendo a população . E essa gente brincando de vereador da assistência social. Mas essa farra vai acabar ! 
Muitas pessoas tem medo de falar ou criticar esses maus conselheiros devido a truculência com que eles atuam inclusive se falando de ameaças e todo o tipo de intimidação.

O FAS convida a todos a nos ajudar a vencer essa batalha e pegar nosso conselho de volta.


Francis Lisboa 
Coordenador FAS/SP

Fonte : Blog " Assistência Social Notícias"  Link da matéria AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario