Reunião com Filipe Sabará | Devolutiva e encaminhamentos


               Hoje conforme havíamos informado ocorreu a reunião da Executiva do FAS com o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Filipe Sabará que também estava acompanhado pelo Chefe de Gabinete da secretaria Jose Castro.
          
              Esse será um breve relato pois a reunião se estendeu mais que o planejado e pelo horário e todos exaustos não permitira textos no dia de hoje mais minuciosos, mas não gostaríamos de deixar de informar brevemente um resumo da reunião .
             
            Inicialmente a reunião foi muito, muito tensa . Chegamos ao ponto de acharmos que a reunião não prosseguiria devido os ânimos de todos os presentes.
            Mas depois os ânimos serenaram e foi possível alguns encaminhamentos : 

1º - Secretário desmentiu o boato que haveria "corte" na verba de alimentação  em 2 semanas .
Segundo Filipe está sendo ainda ESTUDADO por Smads possibilidades de baratear as compras dentro da pasta especialmente dos itens de alimentação. No entanto ressaltou que ainda estão sendo cogitados a viabilidade e as prováveis opções . Segundo o Secretário a ideia é que comprando mais barato a economia seja disponibilizada para melhorar o salário e as condições de trabalho dos trabalhadores da assistência social. Ele se comprometeu que ANTES de tomar a medida final  e após concluírem os estudos consultar as entidades e apresentar previamente ao FAS para tomarmos conhecimento e assim poder colaborar. 

Foto : Raphael monteiro/ comunicação FAS-SP
2ª - Sobre o dissídio haverá uma agenda com os sindicatos para tratar somente desta questão . O secretário novamente colocou que a Prefeitura tem um déficit de 7 Bilhões e Smads aproximadamente 
300 milhões e que ele está buscando soluções para equacionar essa questão . E segundo ele tornar a gestão de Smads mais eficiente é uma delas. Portanto nesse item as negociações seguirão.


3º - Sobre os convênios que tem vencimento em 30/07 segundo o secretário será renovado por enquanto mês a mês por questões de normas alheias a "vontade da secretaria" .
Quando questionado se haveria fechamento de algum convênio a resposta de Filipe foi; " Não posso garantir que não haverá fechamento de serviços" . Mas ressaltou que está trabalhando para manter todos. Mas tem de buscar soluções para a falta de recursos . Nesse item seguem as negociações e o acompanhamento do FAS.

            Cabe ressaltar que foi uma primeira reunião e que a consideramos muito positiva sob o ponto de vista que teremos intensa agenda nos próximos tempos para dialogar e construir soluções em conjunto .
Inicialmente havia uma impressão que o secretário não seria sensível as demandas o que se mostrou infundado. 
              Nessa reunião não houve tempo de debater tudo , mas ambos os lados colocaram firmemente suas questões e pontos de vistas e desafios e se comprometeram a dialogar e resolver conjuntamente visando o não prejuízo ao atendimento as usuários ( algo que o secretário repetiu diversas vezes).
           Saímos após esse debate pesado com muita esperança de que podemos encontrar meios de defender o orçamento da pasta diante da escassez de recursos , lembrando, a disputa pelo orçamento é da assistência social e também das demais políticas e portanto nossa mobilização é fundamental para a PMSP ver a assistência social como área prioritária.

         Apesar da avaliação positiva e os esclarecimentos do secretário NÃO DEVE HAVER DESMOBILIZAÇÃO, de nossa parte . Vamos avaliar como avança as outras conversas com  SMADS para fechar as estratégias de ação do coletivo.

        Será convocado em breve outra reunião com os dirigentes ( vamos fechar data e local) para dar a devolutiva da reunião PORMENORIZADA  e de acordo com o entendimento da maioria  nossos próximos passos e posicionamento final .
        
      Todos os encaminhamentos serão submetidos a plenária do FAS que acontece dia 14 de agosto as 9;00 horas no 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo. Secretário confirmou que participará da plenária .
       
      Por fim nosso pesar maior fica por conta de uma pequena fração de indivíduos que usando o nome do Fórum ( a falso "fas") quase causou um grande prejuízo a toda a assistência social ... tudo isso para "pegar" uns convênios novos e ter uns poucos cargos no governo (vejam que ex gerentes das ongs que comandam esse "fas" estão assumindo cargos de coordenação de CREAS e até no gabinete... coincidência ?) . Apesar de ser um grupo pequeno (ainda que composto por meia duzia de entidades "grandes") usando a credibilidade do FAS conseguiram causar todo esse prejuízo. Até quando isso vai acontecer? Deixamos claro ao secretário a conduta do FAS histórico de  mais de 20 anos de história e nossa pesada mobilização mostrou isso.  
     Infelizmente as ongs que comanda esse famigerado coletivo dominam o COMAS ( por isso vemos o comas inerte e quando age é para atrapalhar) . 
    Nos seguimos na luta e juntos vamos superar todos os desafios . 
    Agradecemos o apoio de todos que torceram  e apoiaram ( alguns até relataram que rezaram) para que tudo ocorresse bem. Estamos no começo dessa batalha mas não será a primeira e tão pouco a última e juntos com união vamos defender a assistência social tão arduamente construída e vamos seguir em frente aprimorando a rede de proteção social que nosso povo tanto necessita .

 Aguardamos a todos dia 14/08 na plenária e os dirigentes das entidades QUE SÃO MEMBROS DO FAS| serão convocadas para avaliar todos os encaminhamentos que serão dados de agora em diante.


        
 Coordenação Executiva do FAS/SP


________________________________________________________________________________

Caso desejem acompanhem  a essa  página     mantida por parceiros do FAS onde posteriormente  serão publicadas postagens contendo mais avaliações e detalhes da reunião . Importante ressaltar que as opiniões publicadas nesta pagina não são necessariamente a do FAS sendo tão somente impressões pessoais de alguns membros ,entidades e movimentos que compõe o fórum .

Faça parte do grupo do FAS no Facebook clicando aqui 

      

Mais fotos da reunião:

















Reunião com Filipe Sabará | Devolutiva e encaminhamentos Reunião com Filipe Sabará | Devolutiva e encaminhamentos Reviewed by Francis Larry on julho 21, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario