ESCÂNDALO!! SONINHA FECHA "ACORDO" COM ENTIDADE DENUNCIADA PELA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. - FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL -FAS Espaço de debate, proposituras e controle social da Política Pública de Assistência Social da Cidade de São Paulo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ESCÂNDALO!! SONINHA FECHA "ACORDO" COM ENTIDADE DENUNCIADA PELA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO.


Uma noticia chocou a Assistência Social nos últimos dias e diante de tamanha repercussão  o Fórum de Assistência Social da Cidade de São Paulo não pode deixar de emitir seu posicionamento. 
Não é novidade para ninguém que uma entidade que detém um grande número de convênios na cidade com a pasta da Assistência Social a muito vem sendo denunciada por diversas razões ,aliás, recentemente o Blog do FAS reproduziu uma denuncia vinculada por uma coletivo de trabalhadores por entender que precisava ser apurado , afinal, se realmente havia  irregularidades as providência pertinentes deveriam ser tomadas  ( veja a matéria aqui )  . Sem fazer qualquer pré julgamento adotamos a linha do FAS de exigir apuração.




Após a divulgação da matéria  muitos outros documentos chegaram a nosso conhecimento, esses com pouca margem para dúvidas, pois se tratam de documentos oficias da Procuradoria Geral do Município e que deixa claro que não se tratam de meras ilações ou suposições qualquer e sim fatos... Vejam vocês mesmo para que possamos continuar.






Notem que os documentos da PGM deixam claro ( caso não tenha conseguido visualizar bem baixe os documentos em pdf clicando aqui ) um procedimento no mínimo duvidoso por parte da entidade:
O presidente da Associação alugava os veículos da CAPE ( Kombi) em sua própria empresa (uma locadora de veiculo ) . Posteriormente colocou pessoas "próximas" como proprietárias ao menos oficialmente , afinal sem dúvida era muita cara de pau manter a situação como estava.
Porém após denuncias a PGM descobriu tudo ! A pergunta é: Por que com todas as provas a entidade continua a deter tantos convênios com a municipalidade? Essa pergunta ninguém soube responder, a gestão passada aparentemente ignorou a questão. Ao assumir a gestão municipal o Prefeito João Dória disse que iria moralizar a gestão... bem em SMADS parece que a escolha do Prefeito não foi muito acertada ( escolhendo Soninha Francine como secretária) , pois, apesar do pleno conhecimento dos malfeitos por algumas Organizações Sociais a secretária preferiu se aproximar de grupos com esse tipo de prática.

Acontece que o FAS-SP por diversas vezes tentou audiência com a Secretária mas sem sucesso ou até mesmo uma resposta , qual não foi a nossa surpresa quando tivemos a informação que a secretária estaria em reunião com um grupo de entidades que usam o nome do FAS e adivinhe qual entidade encabeça esse grupo? Sim , acertou quem apostou na mencionada entidade. Inclusive o "Coordenador" deste grupo já foi Presidente da entidade que aparece nos documentos acima e hoje é um " Supervisor Geral" ... 
Todos sabem que algumas entidades após uma enxurrada de denuncias tentou se apoderar de espaços de controle social para evitar que seus maus feitos fossem expostos , primeiro tentou o COMAS e conseguiu se apoderar da maioria das cadeiras da Sociedade Civil e vejam vocês como está o Comas hoje... 

Na sequencia em 8 de agosto de 2016 tentou dar um golpe na eleição do FAS mas desta vez sem sucesso pois um coletivo com mais de 20 anos rapidamente rejeitou a invasão articulada por esse grupo ( que colocou mais de 400 pessoas que nunca frequentaram o FAS para votar na chapa que encabeçavam) e anulou a eleição exigindo que fosse feito nova eleição e votassem somente aquelas pessoas que efetivamente frequentavam o FAS. O que ocorreu em dezembro de 2016.
Segundo informações a secretária estaria descontente com o FAS porque acha que tem uma postura critica em relação a ela... se for verdade a secretária precisa saber que o FAS nunca foi e jamais será "Chapa Branca" estamos sim para apoiar coisas boas para a Assistência Social" mas na mesma intensidade vamos a luta para preservar e aprimorar a Política de Assistência Social .

Inicialmente a notícia que a atual Soninha Francine assumiria SMADS trouxe bastante animo pois a leitura é que seria uma pessoa muito receptiva ao dialogo , mas lamentavelmente não foi o que houve.
E como se não bastasse isso legitima práticas duvidosas ao com sua própria presença apoiar entidades com esse histórico . Aparentemente algumas coisas mudam para permanecer como sempre foram.
O FAS reafirma que não recuará 1 milímetro na defesa do SUAS doa a quem doer desagrade a quem desagradar. A legitimidade deste fórum não está no seu nome ( cobiçado por muitos para justamente usar a credibilidade em proveito próprio) e sim na sua capilaridade no apoio da maioria das entidades serias , trabalhadores e usuários que sabem que nesse espaço tem luta , respeito e ética. 

A preferencia da Secretária em manter diálogo somente com grupos que lhe sejam favorável é compreensível , poque o FAS é isento e isso nós nunca poderemos prometer a quem quer que seja, mas esperamos que a Secretária realmente melhore a Assistência Social na Cidade e para isso secretária é necessário não fechar os olhos as irregularidades que uma minoria a anos pratica lesando trabalhadores e os usuários dos serviços.
Por tanto saibam todos que o FAS não reconhece qualquer interlocução desse grupo que usa o nome do Fórum com a secretária Soninha . Qualquer "acordo" e opiniões advindos desses contatos para nós são sem efeito porquanto não representa o FAS  
O Fórum mas uma vez vai encaminhar todas as denúncias que chegaram as autoridades para serem devidamente apuradas.
No dia 13/02/2017 no 1º andar (plenarinho) da Câmara Municipal as 9:00hs esperamos todos para nossa primeira plenária do ano onde trataremos desde e de outros assuntos.

Calendário das reuniões do FAS:

13/02/2017
PLENARINHO
09 AS 12 HS
PLENARIA DO FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL – FAS
13/03/2017
PLENARINHO
09 AS 12 HS
PLENARIA DO FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL – FAS
10/04/2017
PLENARINHO
09 AS 12 HS
PLENARIA DO FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL – FAS
08/05/2017
PLENARINHO
09 AS 12 HS
PLENARIA DO FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL – FAS
12/06/2017
PLENARINHO
09 AS 12 HS
PLENARIA DO FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL – FAS


Fórum de Assistência Social da Cidade de São Paulo.-
é necessário um novo olhar sobre a assistência social na cidade de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario