Fala do FAS no DMAS 2013

Boa tarde a todas e a todos os Usuários da Assistência Social, Trabalhadores da Rede SUAS, Gestores, Governante Público e Políticos. E boa tarde a você cidadão que parou para apreciar o nosso movimento.
O Fórum Municipal de Assistência Social é a sociedade civil no controle social da política pública da Assistência Social.
Primeiramente quero agradecer a comissão organizadora com os membros do Fórum Municipal de Assistência Social - FAS, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS e Parlamento, pelo empenho e dedicação para que esta Celebração do Dia Municipal da Assistência Social, com o Tema: Assistência Social: Movimento para Garantia de Direitos”.
Que seja como já esta sendo, um dia para realmente celebrar as conquistas da Assistência Social, de marcamos a nossa presença e insistência para uma política eficiente e eficaz para quem dela necessita, de manifestarmos o que almejamos enquanto executores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
De ouvirmos o que os usuários tem a falar, como já ocorreu desde do movimento  lá na Câmara Municipal e em frente a Prefeitura desta Cidade.
Neste momento, me reporto aqui a todos presentes, a nós cidadãos que diante de tantas tormentas, dificuldades, stress, do dia a dia, por  vezes nos impede de olhar o quanto já caminhamos, quantas vitorias já alcançamos.
Celebramos neste dia, os 20 anos do Fórum Municipal de Assistência Social – FAS, de plena militância social.
Iniciando em julho 1993 como uma comissão para estudar a política de Assistência Social e em dezembro deste mesmo ano aconteceu o 1º Encontro Municipal de Assistência Social e deliberou a criação deste Fórum.
Realizando assim as três primeiras conferências nesta cidade, lutamos pela criação do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, que é a maior instancia de deliberação da política da assistência social, tudo simplesmente tudo, tem que passar pelo crivo do Conselho.
Por isto, tão importante como as demais eleições como para Prefeitura, Estado e até mesmo para Presidência da Republica é a composição deste Conselho, o nosso compromisso é elegermos pessoas, entidades e o poder publico indicar servidores que tem como único objetivo: fazer a assistência social ser efetivada em sua plenitude.
Celebramos pela criação do Fundo Municipal de Assistência Social em 2001, e celebramos pela IV Conferência Nacional de Assistência Social que deliberou a implantação do Sistema Único de Assistência Social - o SUAS, que nos orienta e direciona  o nosso fazer profissional e garante aos que dela necessita o sistema de garantia e segurança.
Acaba ali o favor, porém é sabido que ainda existe a outra vertente para a manutenção do sistema da tutela, mas é por isto que hoje estamos aqui, para fortalecer, dar visibilidade por meio dos serviços prestados e recebidos a essência do SUAS.
Celebramos pela cidade em 2009 não ter perdido a gestão plena, isto significaria perder recursos de direito dos usuários.
Celebramos a coragem que o coletivo de Trabalhadores Sociais, Entidades Sociais e Usuários em 13 de novembro de 2009, termos feito uma grande manifestação em frente a Prefeitura, reivindicando uma posição política frente as mazelas  com a Assistência Social.
Fomos menosprezados, mas ali, mais uma vez criamos neste ato o “Dia Municipal de Assistência Social”.
Já me perguntaram por que não é facultativo?, é porque neste Dia celebramos e manifestamos, é o dia de estarmos dando visibilidade desta política.
Neste ano contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, na organização e disseminação deste evento.
Sabemos que as informações saiu do gabinete para as áreas, mesmo assim, muitos serviços foram questionados sobre a participação. Neste momento faço um pedido a Secretaria: coloca este dia no calendário da SMADS.
E o Prefeito?, aonde está o Sr, em outros compromissos??? Coloca a Assistência Social na pauta do dia!
Também neste dia de celebração homenageamos a Profª Neire Bruno, que faleceu no dia 30 de setembro, em vez de fazermos um minuto de silêncio, vamos fazer um minuto de barulho. Mulher de coragem, estudiosa, que nos deixa uma vasta contribuição na Política de Assistência Social e no meio acadêmico.
Celebramos neste dia um sonho para uma realização de uma cidade melhor, aonde seus munícipes possam ser e ter uma vida digna.
Aonde os usuários da Assistência Social, principalmente os da Proteção Social Especial, sejam respeitados na sua integralidade, isto é, toda a rede de Proteção.
Não dá para sanar as necessidades do ser humano somente pelo víeis da Assistência Social, o que necessitamos é de intersetorialidade, de forma articulada  e não truculenta e desumana que ainda persiste nesta cidade.
Queremos um “Novo Tempo”, mas com um novo comando, porque o anterior já rejeitamos.
Celebramos o sonho do desejo da ampliação da rede de Proteção Social Básica, que atua diretamente na Família e no Território, de tal forma que fortalece os vínculos familiares e comunitários e previne os riscos e rompimento destes.
Celebramos a nossa vontade por um Plano de Metas, mas que tenha no seu bojo a Nova Lei de Parceria e um Orçamento condizente com a grandeza da Assistência Social.
Um Movimento para a Garantia de Direitos.
Muito obrigada.
Célia Borba de Souza.
Coordenadora Adjunta FAS-SP

São Paulo, 13 de Novembro de 2013
Fala do FAS no DMAS 2013 Fala do FAS no DMAS 2013 Reviewed by Unknown on 10:29 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Total de visualizações de página