Abertura dos 20 anos do FAS-SP

Aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, em 10 de dezembro de 2013, a sessão solene de abertura da celebração dos 20 anos do FAS. Presentes na mesa o vereador Ítalo Cardoso, da Comissão de Direitos Humanos, os membros fundadores do FAS: Maria Inês Collado, Ana Martins, Aldaiza Sposatti e Rosângela Zanetti.
Também presentes os três últimos coordenadores do FAS: Lédio Milanez, Maria Nazareth Cupertino e Willian Lisboa.
A abertura da solenidade se deu com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelos representantes do CEDESP. Após, os CCAs fizeram apresentações culturais.
Pe. Lédio Milanez fez um breve histórico da presença do FAS na construção da assistência social na cidade e suas principais conquistas (ver abaixo).
A prof. Aldaíza Sposatti fez a fla principal do ato solene. Desafiou o que significa o FAS frente a construção da política pública da assistência: reforçar a presença do Estado, de modo especial no fortalecimento dos CRAS e CREAS; a difícil construção da rede socioassistencial na cidade; o protagonismo dos unuários nos serviços e nas instâncias deliberativas e participativas; a retomada do COMAS como instância do controle social da assistência social; a intersetorialidade das políticas sociais; e a resistência do sociedade para que a assistência seja política de seguridade social, como preconiza a constituição.










 

Após a reflexão bastante provocativa e desafiadora da prof. Aldaíza, o vereador Ítalo Cardoso fez a suas ponderações finais, salientando a importância da construção das políticas sociais e dos direitos humanos na cidade.

Breve histórico co FAS nos 20 anos de resistência e construção da política pública da cidade:
https://docs.google.com/file/d/0B7_uqw9JcXZXdHdWSWpreTh2ak0/edit

Comentários

  1. tereza13/12/12

    muito boa a fala da professora Aldaiza, sobretudo da maneira ética como pontuou suas posições na defesa da assistencia social.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13/12/12

    AMEI O EVENTO, PARABÉNS FAS, PARABÉNS ALDAIZA...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS