CNAS elege conselheiros da sociedade civil

Usuários, trabalhadores e entidades vão representar a sociedade no conselho, formular e fiscalizar a política para a área

Brasília, 10 – Os representantes da sociedade civil na direção do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) foram eleitos nesta quinta-feira (10), em Brasília. O mandato dura dois anos (julho de 2012 a julho de 2014). A posse dos nove titulares está prevista para junho.

A representação da sociedade civil no CNAS é composta por associações de usuários, entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Foram eleitos três representantes de cada um dos segmentos, mais um suplente para cada vaga, num total de 18 nomes. Confira a relação aqui.

Para Anderson Lopes Miranda, indicado pelo Fórum Nacional da População de Rua como representante de usuários do Suas, a atuação no CNAS permite melhorar os serviços socioassistenciais, fortalece a discussão ampla do papel protagonista dos usuários na luta por uma política de assistência social e a intersetorialidade com áreas como saúde e habitação.

O controle social é um pilar estruturante do Suas e precisa ser feito com qualidade, diz o presidente do CNAS, Carlos Ferrari. Para ele, isso se efetiva com a criação de processos democráticos para a participação popular, como é o caso da eleição para escolher os representantes da sociedade civil.

O CNAS é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela coordenação da política nacional de assistência social. Em sua estrutura, o CNAS possui nove representantes da sociedade civil e nove do governo. Ele foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), ou Lei 8742, de 7 de dezembro de 1993.

Sandra Fontella
Ascom/MDS
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS