Comissão discute agressão da GCM contra moradores de rua

 A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais realizou uma reunião nesta quinta-feira para discutir a agressão cometida por homens da Guarda Civil Metropolitana (GCM) contra moradores de rua. Nesta semana, o SBT transmitiu uma reportagem denunciando a ação dos policias. De acordo com a matéria, a abordagem acontece durante a madrugada e as pessoas são acordadas com spray de pimenta no rosto e chutes. Os moradores de rua agredidos estavam na Praça da República, Centro de São Paulo. 
O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Anderson Lopes, explicou que este não é um caso isolado. “Essa ação dos policiais acontece há anos e ficamos cada vez mais apreensivos. O que os moradores de rua precisam é de políticas públicas nas áreas de saúde, segurança e também de qualificação profissional.”
Durante a reunião, representantes de entidades e moradores de rua pediram a exoneração do secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, e do comandante geral da GCM, Joel Malta de Sá. “A prática da GCM é sistemática, contínua e permanente, e a única conclusão que uma pessoa de bom senso pode ter é que isso faz parte de uma diretriz, e isso é inaceitável. Por isso, queremos uma mudança radical com a demissão do secretário e do comandante”, afirmou o Padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo.
O presidente da comissão, vereador Jamil Murad (PCdoB), considerou inadmissível a violência cometida pelos guardas. “Estes agentes públicos recebem dinheiro de impostos para proteger o povo e não é porque essas pessoas não têm casa que elas deixam de merecer respeito e proteção”, explicou Murad. Segundo ele, a questão da exoneração destes profissionais será discutida com todos os outros integrantes da comissão. “A questão de se cobrar a demissão é um grito de alerta. Ou se toma uma providência ou essa (demissão) será a medida que deve ser tomada”, concluiu.
A comissão agendou outra reunião para discutir a violência contra os moradores de reunião para a próxima quarta-feira, às 10h, na Sala Tiradentes, na Câmara Municipal de São Paulo.
(10/11/2011 – 16h46)
http://www.camara.sp.gov.br/
Mais Informaçoes

SP: Guarda Civil Metropolitana agride moradores de rua

Ministério Publico investiga GCM por agressão a moradores de rua

Câmara de SP pede afastamento da cúpula da GCM


Governo Kassab promove política higienista contra população de rua da cidade



Comissão discute agressão da GCM contra moradores de rua Comissão discute agressão da GCM contra moradores de rua Reviewed by Juan on novembro 11, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario