Apelo publicitário sobre crianças é analisado por pesquisa na FSP USP

Com a proximidade do Dia das Crianças, crescem os apelos publicitários sobre as crianças para que elas consumam mais brinquedos, roupas e guloseimas alimentícias das mais variadas. Tal apelo publicitário em relação a consumo de alimentos foi analisado pelo pesquisador, mestre pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Alexander Marcellus Carregosa da Silva Pitas, em sua dissertação de Mestrado “Propaganda de alimentos e bebidas na TV: percepção de crianças em mães”. A pesquisa teve como objetivo, Investigar a percepção de crianças e mães sobre a propaganda de alimentos e bebidas veiculadas pela TV.

Foram entrevistadas 15 crianças (10 a 12 anos) e 15 mães em uma escola da rede pública estadual. O pesquisador verificou que todas as crianças pesquisadas afirmaram gostar de assistir TV. A preferência de consumo relatado por elas por meio das propagandas, foram: refrigerante, fast-food, produtos lácteos. As mães por sua vez sentiram dificuldade de controlar o tempo de TV assistido por suas crianças. Nos finais de semana 26% das mães referem que seus filhos assistem TV o dia inteiro, e 54% das crianças assistem 3 horas ou mais por dia de TV durante a semana.
A pesquisa concluiu que o fast-food foi o alimento mais veiculado nas emissoras gravadas. Sendo que do total de exibição de propagandas de uma das emissoras, os alimentos não saudáveis representaram 100% das propagandas de alimentos e bebidas. As mães foram influenciadas pelos filhos a comprar alimentos não saudáveis, talvez estimulados pela propaganda. Elas sentiram dificuldade de controlar o tempo de TV assistido por suas crianças.
Apelo publicitário sobre crianças é analisado por pesquisa na FSP USP Apelo publicitário sobre crianças é analisado por pesquisa na FSP USP Reviewed by FAS-SP on outubro 06, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario