Censo SUAS: Informe Rede Privada 2011

Prezados (as) Senhores (as):

Dirigentes e Representantes de Entidades
Conselheiros Municipais e Estaduais de Assistência Social
Gestores Municipais e Estaduais de Assistência Social
Trabalhadores do SUAS

Neste ano, o Censo Suas tem um questionário específico para as entidades da rede privada inscritas nos conselhos municipais de assistência social do Brasil. Para preenchê-lo, essas instituições precisam solicitar uma senha até 30 de setembro, no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A senha deverá ser solicitada por meio do endereço eletrônico http://aplicacoes.mds.gov.br/acessoentidadeprivada. Após o pedido, o Conselho Municipal de Assistência Social terá até o fim de outubro para validar a solicitação da entidade, informando se ela está ou não inscrita no respectivo conselho. Com login e senha de acesso, as entidades poderão iniciar o preenchimento do questionário da rede privada do Censo Suas 2011.

O Censo Suas 2011 permite aos gestores, técnicos, conselheiros e cidadãos conhecerem melhor os avanços e desafios da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A participação no Censo não é obrigatória, entretanto, essas informações permitirão o aprimoramento das ações da política de assistência social e o incremento da rede socioassistencial. Os dados subsidiarão a gestão do sistema e do Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (Cneas).

O questionário sobre as entidades socioassistenciais privadas permitirá que o MDS conheça melhor as entidades de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos, conforme define a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). “É também a oportunidade de elas mostrarem os serviços que ofertam e sua contribuição ao País”, afirma a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Carolina Gabas Stuchi.

De acordo com a Pesquisa das Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (Peas), realizada em 2006, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 16 mil entidades privadas que prestam serviços na abrangência das políticas públicas do MDS. A maioria (51,8%) dessas entidades está na região Sudeste, seguida pelas Sul (22,6%), Nordeste (14,8%), Centro-Oeste (7,4) e Norte (3,4%).

Em 2010, as informações sobre as entidades da rede privada foram respondidos pelos gestores. O Censo Suas 2011 identificou 9.398 entidades da rede privada através de convênios realizados com as prefeituras. Destes, 29,9% estão em São Paulo, 19,8%, em Minas Gerais e 11,7%, no Paraná.

Neste ano, o MDS espera que as próprias entidades preencham os questionários diretamente no site e preencham as informações sobre funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio. A meta é alcançar as 16 mil identificadas na pesquisa do Peas/IBGE de 2006.

Censo
Rede Privada
Etapas
Prazos
Entidades Socioassistenciais Privadas inscritas nos Conselhos Municipais de Assistência social solicitam senha de acesso
01 até 30 de setembro
Conselhos Municipais validam solicitação da entidade
Mês de outubro
Entidades Socioassistenciais Privadas preenchem Censo Suas 2011
Abertura do sistema para preenchimento on-line
Encerramento do prazo
17 de outubro
02 de dezembro


O questionário do Censo Suas 2011 não deve ser encaminhado ao MDS em formato impresso. As informações devem ser registradas no aplicativo e somente serão aceitas neste formato. Veja como fazer o preenchimento do questionário.

Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para redeprivadasuas@mds.gov.br ou ligue para 0800 707 2003.


Atenciosamente,

Coordenação Geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do SUAS
Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS
CGARSS/DRSP/SNAS/MDS
 
Censo SUAS: Informe Rede Privada 2011 Censo SUAS: Informe Rede Privada 2011 Reviewed by Juan on setembro 26, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario