Censo SUAS: Assistência Social não atinge 1,2 milhão de miseráveis


A secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, disse nesta quinta-feira (21) que 129 municípios brasileiros - 2% do total - não têm centros de referência da assistência social (Cras), porta de entrada e principal serviço de atendimento à população pobre. Segundo ela, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estima que 1,2 milhão de miseráveis não recebam qualquer tipo de assistência por parte do poder público, seja de prefeituras, governos estaduais ou da União.

Esse grupo será alvo da chamada "busca ativa", iniciativa do Plano Brasil sem Miséria de localizar e a atender a população extremamente pobre. Segundo Denise, a inexistência de Cras em 129 cidades preocupa o governo. Ela destacou, porém, que a rede vem crescendo no país.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, existem 7,5 mil unidades de Cras espalhadas por 5,4 mil municípios, o que o governo federal considera um avanço. Ela disse que a rede de proteção social beneficia 61 milhões de brasileiros. "O Cras é o principal equipamento que garante a proteção básica", afirmou Denise.

A secretária participou nesta quinta da divulgação dos resultados do Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social) 2010. Segundo o censo, o número de municípios sem centros de referência da assistência social era bem maior no ano passado. Em agosto de 2010, conforme o censo, 4.720 cidades ofereciam o serviço, o que significa que outras 845 não dispunham desse tipo de recurso.

Denise destacou que o número de municípios sem Cras caiu para 129 nos últimos dez meses graças ao esforço do Ministério do Desenvolvimento Social. Dentre esses 129 municípios, segundo ela, 25 não fazem parte do Suas, o que significa que não recebem recursos federais para ações de assistência social.

O censo mostrou também que apenas 11 estados brasileiros têm secretarias exclusivas de assistência social. Denise disse que o ministério vai oferecer capacitação para 10 mil servidores que atuam na rede de assistência social em todo o país, até 2014.

Agência O Globo
Censo SUAS: Assistência Social não atinge 1,2 milhão de miseráveis Censo SUAS: Assistência Social não atinge 1,2 milhão de miseráveis Reviewed by Juan on julho 22, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario