Centros de Assistência Social são abertos no bairro Ipiranga


são paulo - A rede paulistana de assistência social foi ampliada ontem, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, com a inauguração de dois equipamentos públicos destinados a atender cidadãos em situação de vulnerabilidade. Trata-se do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estava acompanhado da vice-prefeita Alda Marco Antônio, que também é secretária municipal de Assistência Social. A meta da prefeitura, estabelecida em agenda, é que mais 20 Creas e 31 Cras sejam abertos até o final de 2012.



"Em dezembro deste ano, teremos 90% da Agenda 2012 completada, restando apenas cinco Cras e três Creas para serem inaugurados no ano que vem", prometeu Alda. A secretária afirmou que, com a implantação completa dos centros assistenciais, São Paulo terá se adequado à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). "Ou seja, podemos servir de modelo para o Brasil". Kassab afirmou que os novos equipamentos mostram a consolidação, em andamento, da rede de Cras e Creas no município. "Por meio dela, temos a oportunidade de tratar pessoas que precisam de encaminhamento com dignidade", declarou o prefeito.



Infraestrutura

O Creas do Ipiranga é o décimo em funcionamento na capital. O espaço inaugurado nesta quinta proporcionará atendimento especializado nas situações das violações dos direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos. Uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, psicólogos e advogados - será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento a outros serviços das redes públicas, como as de assistência social, saúde, educação e órgãos de defesa dos direitos do cidadão.



Já o Cras do Ipiranga, estabelecido ao lado do Creas, é o vigésimo centro adequado e integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Oferece serviços e benefícios diversos, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã, além de acolhimento, apoio, orientação e encaminhamento para a rede assistencial.



A estrutura do prédio, com 362 metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender a quase cinco mil pessoas por mês. Conta com salas de atendimento individual e para atividade em grupo, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais.



"Ao melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que são mais necessitadas, correspondemos às expectativas que a cidade de São Paulo tem em nossa gestão", disse Kassab, em referência ao trabalho desenvolvido pelos centros assistenciais. Os novos Creas e Cras do Ipiranga estão localizados na Rua Taquarichim, 280. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Assistencialismo

O papel dos Creas, modelo assistencial adotado em quase todo o Brasil, é justamente ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e famílias em situação de risco ou violação de direitos. Adolescentes autores de atos infracionais também são atendidos pelos centros.



Já os Cras, idealizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, são o principal instrumento brasileiro de desenvolvimento dos serviços de assistência social. Constituem espaços de concretização dos direitos assistenciais nos municípios, materializando a política assistencial do governo federal. 
 DCI - bruno cirillo01/04/11 - 00:00 > POLÍTICA

Comentários

  1. oi sou a mae do lucas teixeira que estava ai estempo mas agora ja tem duas semanas que ele fujiu de casa queria saber se ele se encontra porai de novo 99404871

    ResponderExcluir
  2. SOU MAE DO LUCAS TEIXEIRA QUE JA PASSOU PORAI QUE VEI PARA CASA MAS AGORA ENCONTRA DESAPARECIDO A TRES SANANA QUERIA SABER SE ELE SE ENCONTRA PORAI MEU NOME ROSALIA F 99404871 CASCAVEL PR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS