TRANSMISSÃO AO VIVO: Seminário Crédito produtivo para as mulheres do Bolsa Família

A Rádio Solidu transmitirá em cadeia com a FM Assembléia (http://www.al.ce.gov.br/radio/) o Seminário Crédito produtivo para as mulheres do Bolsa Família no dia 16/03/11 a partir das 13:00.
Sintonize a Radio Solidu no Link http://www.radiosolidu.blogspot.com Presença confirmada de Paul Singer - Secretário Nacional de Economia Solidária .



Seminário discute crédito produtivo para mulheres beneficiárias do Bolsa Família


Tatiana Félix  - Adital -
Na tarde da próxima quarta-feira (16) o Instituto Palmas realizará, no auditório Murilo Aguilar, da Assembleia Legislativa do Ceará, o Seminário "Crédito Produtivo para Mulheres do programa Bolsa Família". Na ocasião, o Banco Palmas apresentará um projeto piloto de crédito produtivo que beneficia 500 mulheres em regiões pobres de Fortaleza, capital do estado. É esperada a participação de 100 pessoas.

O objetivo do seminário é criar interfaces com as políticas públicas direcionadas ao setor e dar visibilidade às mulheres que participam do projeto do banco. Além disso, o evento é uma oportunidade para divulgar o programa para a sociedade e para o poder público, e assim, conquistar apoio com o fim de consolidar e ampliar esse crédito.

A abertura do evento será às 14h, e logo em seguida será feita a apresentação do projeto. Neste primeiro momento também será apresentado o resultado de uma sondagem feita entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com 100 mulheres que já utilizaram o crédito produtivo, seguido por depoimentos e trocas de experiências. As beneficiárias são moradoras do entorno do Banco Palmas, localizado no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

A sondagem revela o perfil destas mulheres. Segundo a pesquisa, 73% das beneficiárias pelo programa não têm conta bancária. 39% das entrevistadas atuam na área de vendas e 29% delas trabalham no ramo de serviços. Apesar de revelarem que têm nível educacional incompleto, 78% das entrevistadas disseram que gostariam de fazer algum curso de capacitação profissional, principalmente nas áreas de corte e costura, culinária, informática e beleza.

Às 15h30 é a vez do ‘Diálogo com as Políticas Públicas', com a participação do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, da secretária municipal de Assistência Social, Elaene Rodrigues, e do gerente nacional da Gerência do Programa Bolsa Família, da Caixa Econômica Federal, Mauro Pessoa.

Projeto
Atendendo a demanda das mulheres, o Banco Palmas criou, em setembro de 2010, uma linha de crédito produtivo específica para as beneficiárias do programa Bolsa Família. O crédito inicial tem valor máximo de R$ 150 e pode aumentar aos poucos, na medida em que os pagamentos são realizados.

Além do crédito, o banco também presta orientação no sentido de reforçar a capacidade empreendedora das mulheres, procurando organizá-las para o associativismo comunitário.
Todas as interessadas são atendidas, mesmo que tenham registro negativo, de débitos pendentes em outras instituições financeiras ou comércios. O banco garante que a taxa de inadimplência é baixa, apenas 4%. Muitas mulheres já obtiveram um segundo empréstimo. Ao todo, já foram realizadas 650 operações de crédito, totalizando R$ 91.200,00. O objetivo do Banco é expandir o projeto até dezembro deste ano.

O Banco Palmas foi criado no bairro periférico de Fortaleza, Conjunto Palmeiras, em 1998. A instituição, que se baseia nos princípios da Economia Popular e Solidária, já atendeu mais de 10 mil famílias.

Mais informações pelo telefone (85) 3250-8279. Para inscrições no seminário, acesse: http://institutopalmas.weebly.com/1/post/2011/02/inscries-seminrio-de-crdito-produtivo-16-de-maro.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS

PUBLICADO PORTARIA 01/SMADS/2020 QUE TRATA DOS REAJUSTES DOS CONVÊNIOS

PREFEITURA ANUNCIA REAJUSTE DOS CONVÊNIOS EM 3,7% RETROATIVO A JANEIRO DE 2020