Portal mostra estudos sobre desenvolvimento social

Portal mostra estudos sobre desenvolvimento social


Centro da ONU lança site que permite acesso a estudos e avaliações de programas sociais de mais de 70 países em desenvolvimento
Brasília, 24 - Um portal no qual se pode consultar como funcionam os programas de transferência de renda, quais países fazem uso desse modelo, iniciativas de promoção da inclusão social e da agricultura familiar, entre outros tópicos. Essa é a aposta do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou, nesta semana, o site http://www.ipc-undp.org/HomePort.do. A página possibilita acesso a estudos e avaliações de programas sociais de mais de 70 países em desenvolvimento.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o objetivo do site é promover a discussão e o aprendizado sobre iniciativas bem-sucedidas de inclusão social no mundo. Dentre os recursos disponíveis, destaca-se a biblioteca virtual, que traz ao público brasileiro mais de 130 pesquisas em português sobre políticas e programas de proteção social e transferência de renda; estratégias de desenvolvimento rural e sustentável; inovações para a geração de emprego; políticas macroeconômicas para a redução da desigualdade; e estratégias de provisão de água, saneamento e eletricidade para todos e todas.

Os estudos do IPC-IG são publicados em diferentes formatos, facilitando o acesso a diferentes públicos. Assim, a biblioteca traz desde One Pagers, que abordam um tema ou uma política de maneira simples e direta, até os Working Papers, anunciando os resultados de programas de pesquisa, e os Policy Research Briefs, que promovem recomendações práticas para políticas públicas.

O site também traz mais de 280 pesquisas em inglês e espanhol sobre tópicos relacionados a estratégias para o crescimento inclusivo, como o impacto da situação econômica mundial para o bem-estar humano e o impacto de políticas macroeconômicas para a epidemia de HIV/aids.

O IPC-IG apresenta ainda uma sala de notícias em português, que destaca as novidades sobre iniciativas de crescimento inclusivo nos países em desenvolvimento. Programas de sucesso, novos relatórios das Nações Unidas, artigos de jornais e revistas e discussões em blogs e outras mídias sociais são anunciados diariamente pelo IPC-IG. O acesso ao portal também permite ao leitor saber quais são os principais centros de pesquisa que trabalham com a temática social em 106 países e como pesquisar sobre crescimento inclusivo em portais especializados na internet.

O IPC-IG é um fórum global das Nações Unidas para o diálogo e aprendizado Sul-Sul sobre políticas inovadoras para o crescimento inclusivo. O IPC-IG é resultado de uma parceria entre a sede do Pnud em Nova York e o Governo Federal, representando pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Alex Rodrigues
Ascom/MDS
(61) 3433-1064
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS

PUBLICADO PORTARIA 01/SMADS/2020 QUE TRATA DOS REAJUSTES DOS CONVÊNIOS

PREFEITURA ANUNCIA REAJUSTE DOS CONVÊNIOS EM 3,7% RETROATIVO A JANEIRO DE 2020