Fórum de Educação Infantil é contra creche sem férias


Decisão do Tribunal de Justiça do Estado determinou neste mês o funcionamento das creches municipais também durante as férias e recesso escolar. Em assembleia realizada nesta quarta-feira (16/03), na Câmara Municipal de São Paulo, o Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município (FEI) se manifestou contra a medida.
“A creche não vai se tornar um depósito. O número de crianças que demandam atendimento nas férias não chega a 1%. Coloca-se explicitamente que criança pobre não precisa de um projeto pedagógico. A creche vai estar esvaziada dos profissionais. A decisão nivela a família por baixo: ‘a família é uma coitadinha e eu, poder público, sei mais do que ela’. A criança quer ficar com sua família, sair da rotina, levantar tarde, assistir a um desenho”, assinala a coordenadora do fórum, Rosa Maria Marinho Acerba.
Ainda segundo Rosa, a função das creches não é apenas guardar e alimentar, mas educar. "Criança “tem vontade própria”, diz.
O FEI está buscando orientação jurídica para tomar as medidas cabíveis contra a decisão do TJ para garantir as férias coletivas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) como “direito dos educadores e das crianças”. A Prefeitura também pode recorrer da sentença.
Gute Garbelotto / CMSP

Comentários

  1. É pior que um retrocesso... chega a ser invasivo... um crime para ser sincera!
    Educação é direito da criança e não da mãe ou da familia. A criança precisa de convivencia com a familia e outras instancias sociais. O periodo de recesso de Julho e Dezembro alem das ferias de Janeiro são importantes para descanso da criança, ainda mais na Educação Infantil que já permanecem por volta de oito horas na instituição. Assim provavelmente as crianças irão frequentar a escola tambem durante a noite e finais de semana... a escola está perdendo suas caracteristicas - conseguidas depois de muita luta e esforço - educacionais. É a educação assumindo cada vez mais um papel que não é dela... e quanto mais se assume um papel alem da educação, mais é cobrada como se fosse dela a obrigação sobre isso! Ferias e recesso são importantes para um bom aprendizado da criança.
    O tempo de intervalo já é pouco, a criança fica o dia inteiro na escola, e agora o que falta? Morar na escola? Escola ou casa? É necessario definir melhor os papeis de cada membro na construção do ser social da criança.
    Logo as crianças estarão frustadas e estressadas, destruindo o que lhes causa tanto mal: a escola. E quem a sociedade culpará pelo desrespeito? Os professores! Alem de produzirmos aulas medias pois não haverá tempo de planeja-las se a escola recebe crianças durante todo ano, ainda seremos responsaveis pelo mau desenvolvimento? É inaceitavel essa concepção retrograda de assistencialismo na Educação Infantil!

    ResponderExcluir
  2. KARINA5/4/11

    Em primeiro lugar, gostaria de saber sobre nossos filhos que também precisam de nós nas férias escolares? Ou será que a justiça pensa que professoras de CEI não tem filho, familia….
    Em outro momento, me pergunto: E quando as mães estiverem de férias, será que ficarão com seus filhos em casa, para aproveitá-lo?
    As crianças ja ficam no CEI o dia todo, periodo integral, e agora querem obriga-las a ficarem por 12 meses…
    Isso tudo é um absurdo, e deveria ser repensado, é muito facil as pessoas que estão de fora impor essa LEI, mas imagine os profissionais como ficarão esgotados, cansados e também revoltados em nas férias escolares de seus filhos, ter que pagar alguém para ficar com os mesmos…
    Do que adianta passar 03 anos em um banco da faculdade se nesse momento nossas opiniões e nosso bem estar não tem o menor valor.
    Com tudo isso apenas enxergo que o CEI esta virando novamente uma CRECHE onde o único objetivo era o de cuidar enquanto suas mães trabalhavam, perdendo o sentido da educação.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/8/11

    Todos falaram, falaram e nada se resolveu e os Pdis (professores de desenvolvimento infantil), não tiveram recesso algum muito menos os filhos destes que ficaram sem a convivência de seus pais, pois tiveram que atender ao governo que mais uma vez não conseguiu cumprir seu papel e por conta disso as crianças estão estressadas e os professores então todos insatisfeitos de mal humor. Pois a carga horaria massante das creches conveniadas está destruindo a carreira do professor de Educação infantil pois a desvalorização é tremenda vergonhosa. 1500.00 8hs por dia não precisa ser formado para receber este salario!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS

PUBLICADO PORTARIA 01/SMADS/2020 QUE TRATA DOS REAJUSTES DOS CONVÊNIOS

PREFEITURA ANUNCIA REAJUSTE DOS CONVÊNIOS EM 3,7% RETROATIVO A JANEIRO DE 2020