Márcia Lopes avalia avanços e desafios da área social

Brasília, 22 – A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fez um balanço das atividades do MDS e anunciou que não deve haver mudanças nas políticas e programas do ministério. Em entrevista à Rádio Mais Brasil (MDS), ela disse que o mais importante nos últimos anos foi a mudança de mentalidade em relação ao combate à pobreza. “Durante muitos anos, o Brasil não acreditou em si mesmo, que seria possível acabar com a miséria. Mas houve uma decisão política do presidente Lula de promover a integração das políticas públicas e por fim à fome, o que teve apoio da sociedade.”

Márcia Lopes explicou que a mudança de comportamento veio acompanhada de ações. Ela citou programas como o Bolsa Família, que chega a mais de 50 milhões de beneficiários; os Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, que oferecem alimento saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade nos grandes centros.

A ministra também destacou os avanços obtidos com os programas destinados à população rural. O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) é a garantia de escoamento da produção, geração de renda aos agricultores e ainda oportunidade de acesso à comida saudável em creches, escolas e outras instituições.

“O Brasil hoje é referência mundial. Somos exemplo não só para países em desenvolvimento, mas também para países ricos”, disse Márcia Lopes. De acordo com a ministra, outras nações estão interessadas em saber das políticas que reduziram a evasão escolar, a mortalidade infantil, os índices de desnutrição e ofereceram vida digna a famílias que antes estavam esquecidas.

Na entrevista, a ministra Márcia Lopes também falou da expectativa dela sobre o futuro da área social no Brasil e dos desafios para consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Ouça a íntegra da entrevista.

Flávio Figueiredo
(61) 3433-1462
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa

22/12/2010 16:11
Márcia Lopes avalia avanços e desafios da área social Márcia Lopes avalia avanços e desafios da área social Reviewed by Juan on 08:59 Rating: 5

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo seu comentario

Total de visualizações de página