Ata da Reunião do GT Assistência Social Movimento Nossa São Paulo


Data: 04/10/2010
Horário: 10h00min às 12h30min.
Local: APABB – Av. São João, 32 – 11º Andar – São Paulo.
Participantes: Alice Longhi de Moraes, Cleide Coutinho, Vanusa Lima e William Lisboa.
 
Pauta:
 
  1. Indicadores da Assistência Social
  2. Ampla divulgação da legislação e documentos da assistência social
  3. Reunião no COMAS (GT Monitoramento – Avaliação das Conferências)
  4. Dia Municipal da Assistência Social
 
Comentários e considerações:
  1. Indicadores da Assistência Social

William ficou responsável em solicitar os dados à SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Este material colhido será posteriormente divulgado no site do Movimento Nossa São Paulo.
    2.  Ampla divulgação da legislação e documentos da assistência social
O GT decidiu que toda a legislação, dentre ela, as portarias, serão colocadas também no site para que a população tenha conhecimento mais amplo das questões da área assistência social. William encaminhará o material para Vanusa inserir no site.  
  1. Reunião no COMAS (GT Monitoramento – Avaliação das Conferências)

Quanto a reunião que a sra. Vanusa e a sra. Alice participaram no COMAS, Vanusa explicitou que atualmente não existe mais o Grupo de Trabalho Monitoramento, que foi resultado da Resolução da VIII Conferência em 2009, que abrangeu o tema Participação e Controle Social. Este GT se transformou na Comissão Organizadora da IX Conferência, uma vez que a função é analisar as dificuldades encontradas para que propostas sejam levadas à próxima conferência, esperando melhoras e avanços significativos. Afirmou ainda que neste encontro, foi apresentado todo o histórico deste antigo GT, o que fora realizado e suas futuras propostas. Relatou que o COMAS encaminhará a cada responsável identificado na Resolução da Conferência de 2009 e também na Resolução da Conferência de 2007, documentos que constam as atividades indicadas nestas Conferências para serem realizadas. Estes responsáveis deverão responder os documentos identificando as atividades que foram realizadas ou não na cidade de São Paulo e quais os encaminhamentos. Neste primeiro momento, nesta reunião, foram convocadas as CAS – Coordenadoria de Assistência Social - de todas as regiões, também representando os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A princípio a ideia era convocar os CRAS para esta reunião, porém como estes disponibilizam de poucos funcionários e têm muitas atividades, foram convocadas as CAS. Será feito uma avaliação das ações regionalmente para que se haja um maior envolvimento de todos, para que então seja traçado um retrato diferenciado, respeitando sua dinâmica, seu grau de articulação, participações e de conquistas. Serão analisadas as Resoluções das Conferências de 2009 e 2007 devido ao pedido feito na última Conferência, já que não houve o GT de monitoramento e avaliação da Conferência de 2007.
  1. Dia Municipal da Assistência Social

O dia oficial é  13 de novembro, este ano será comemorado no dia 12 de novembro, numa sexta-feira. Todas as informações referentes à comemoração serão incluídas no site do Nossa São Paulo.  
São Paulo 14 de outubro de 2010.  
Alice Longhi de Moraes   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS