refltindo: conquista de direitos - 1

Os usuários da assistência social, como qualquer ser humano, tem fome e sede de dignidade.
Há muito que se conquistar para que a assistência social se estabeleça como direito universal. A sociedade civil, através do Fórum da Assistência Social, tem contribuído para que se possa avançar construção do estado de direito como apregoa a Constituição brasileira.
A participação do FAS nas conferências, audiências públicas, comissões legislativas, discução com o Poder Executivo, questionamento do COMAS, entre outras instâncias, tem contribuído para que a assistência social seja apropriada e tenha como protagonistas seus legítimos sujeitos: os cidadãos usuários.
A sociedade democrática se constrói a partir de diferentes pontos de vista - às vezes ou até muitas vezes - no conflito.
Por isso, pode-se afirmar com certeza que uma das conquistas democráticas de São Paulo foi a luta por uma alimentação mais digna nos serviços da rede socioassistencial. A discussão - que envolveu Ministério Público, Poder Executivo e Sociedade Civil, através dos usuários, trabalhadores e entidades - é um dos marcos deste ano de 2010 na capital. A partir das demandas e propostas dos envolvidos, o resultado foi que hoje o município de São Paulo destina recursos mais adequados para a alimentação dos usuários dos projetos, programas e serviços da assistência social.
Se o poder público disponibiliza mais recursos, os gestores das redes socioassistenciais devem estar atentos para que estes sejam bem aplicados. É preciso criatividade e organização para que se possa superar o famoso café-com-pão, manteiga-não. A alimentação dos usuários da assistência social deve ser mais completa e nutritiva , com a qualidade e, antes de tudo, saborosa.
Mas, como diz o poeta, a gente não quer só comida... É necessário avançar nos direitos, no sonho, no simbólico do belo, da poesia, da arte. Assim como o corpo necessita do alimento para manter-se saudável e ativo, o espírito quer e necessita muito mais.
O saciar a fome e a sede de dignidade é conquista, mas também é aprendizado. Muito tempero deve ser colocado para que a vida paulistana tenha mais sabor.
Sabor e sabedoria andam de mãos dadas com a justiça e a paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS