Seminário do CRESS

O CRESS - 9ª Região estará promovendo o seminário: “OS CRAS NOS MUNICÍPIOS: O TRABALHO E O TRABALHADOR DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.”   Não há necessidade de inscrição prévia. A participação está aberta aos interessados.
Data: 15 de maio
Local:

Pogramação:
8:00hs – credenciamento

9:00 – 9:20hs – Abertura
- Marlene Merisse – Conselheira do CRESS-9ª Região, Coordenadora do Núcleo Metropolitano de Assistência Social do CRESS, Docente do Curso de Serviço Social da USF, Membro do CONSEAS-Conselho Estadual de Assistência Social pelo CRESS-SP.
- Dulcinéa Pastrello – Conselheira do COMAS-SP pelo CRESS-SP (segmento trabalhadores da assistência social) e integrante do Núcleo Metropolitano de Assistência Social do CRESS.
- Prof. Carlos Ferrara Jr. – Diretor do Campus São Paulo da USF.
- Regiane Fátima Nascimento – Estudante de Serviço Social da Uninove e participante do Núcleo Metropolitano de Assistência Social do CRESS.

9:20 – 12:00hs – “Os Cras nos municípios: O Trabalho e o Trabalhador da Assistência Social”
Expositoras:
Neiri Bruno Chiachio – Assistente Social, Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social - PUC-SP, Consultora do MDS/SNAS, Integrante do NEPSAS-Núcleo de Estudos e Pesquisa da Seguridade e Assistência Social/PUC-SP.
Profa. Tânia Maria R.G.Diniz – Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Ex-Presidente do CRESS-SP (gestão ......), Conselheira do CFESS – Gestão 2008-2011.
Mediação: Marlene Merisse – Conselheira do CRESS-SP e Coordenadora do Núcleo Metropolitano de Assistência Social.
Maria Auxiliadora P. da Silva – Assistente Social da Prefeitura Municipal de Suzano, Integrante do Núcleo Metropolitano de Assistência SocialMestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social – PUC-SP, Ingrante do NEPSAS-Núcleo de Estudos e Pesquisa da Seguridade e Assistência Social.

12 às 13:30hs – almoço

13:30 às 15:30hs – Oficinas
Oficina 1 – “Intersetorialidade, transversalidade e trabalho inter e multi profissional nos CRAS”
Oficineira: Marlene Merisse – Conselheira do CRESS-9ª Região, Coordenadora do Núcleo Metropolitano de Assistência Social do CRESS, Docente do Curso de Serviço Social da USF, Membro do CONSEAS-Conselho Estadual de Assistência Social pelo CRESS-SP.

Oficina 2 – “O reconhecimento territorial e a busca ativa”

Oficineira: Maria Inês Costa – Assistente Social membro da Coordenação do Fórum da Assistência Social do ABC, ex-membro da Diretoria do CRESS-SP e do CRESS/Seccional ABC, Mestranda na UNIBAN-Santana.

Oficina 3 – “O atendimento às emergências e a prontidão na assistência social segundo o SUAS”
Oficineiro: Prof.Ademir Alves da Silva, Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Paulo (aposentado), Doutor em Serviço Social, Professor do Curso de Serviço Social da PUC-SP.

Oficina 4 – “Condições éticas e técnicas de trabalho e o assédio moral nos CRAS”
Oficineira: Profa. Terezinha de Fátima Rodrigues, Conselheira do CRESS-SP, Membro da Comissão Permanente de Ética do CRESS-SP, Doutora em Serviço Social, Docente da UNIFESP – Santos.

15:30 – 16:00hs – Plenária de encerramento.
Coordenação: Marlene Merisse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE! PUBLICADO A SENTENÇA ARBITRAL DO DISSÍDIO COLETIVO DA CATEGORIA!

Legislação Participativa debate direito à assistência social e financiamento do setor

PREFEITO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DA ANUALIDADE E OUTRAS MEDIDAS EM REUNIÃO COM O FAS